Terror em Silent Hill (Silent Hill)
Adaptação de game pra cinema é uma coisa tão complicada de comentar… Os grandes fãs dos games nunca ficam satisfeitos pq esperam ver o jogo no cinema e isso nunca acontece. Por isso a palavra adaptação! Nhé! Senão ia ser “game filmado”, ou algo assim! hauhauha
E quem não conhece o game boia total no filme e tb fica insatisfeito (e isso pode ser um tremendo MICO qdo se é colunista do um dos maiores sites de cinema e se faz uma critica totalmente infundada… Shame on you, Forlani!).
Eis que surgem.. tcharaaam… pessoas como eu! Adoro cinema, adoro games, adoro SH mas não sou fã hardcore.
É um filme bom, a história convence, os atores são bons, fotografia incrível e a trilha é maravilhosa (várias músicas de SH2, mto boa mesmo).
A réplica da cidade ficou demais… Os cenários tão ótimos, alguns cgs imperfeitos, mas dá pra fingir que tá ok e ficar encantado.
Sobre a história, tem a ver com o SH1, mas mudaram o principal. Talvez esse sim seja um motivo para os fãs ficarem bravos. Enquanto no jogo a história tem uma seita satânica, o filme traz uma seita religiosa fanática que caça bruxas e busca Deus. E a vilã do jogo, vira vítima no filme. (aliás, isso é uma coisa q me irrita um pouco, pegar o personagem que tem no jogo e mudar coisas na personalidade ou dados pessoais, acredito que o enredo é alterável, mas os personagens não devem ser “mexidos”)
Por isso tb, fico aliviada em ver que por ex Cheryl virou Sharon e saber que o produtor receava essa recepção negativa nas comparações caso usasse personagens originais.
Continuando… o filme vale pq a história como eu disse, convence, e é recheada de elementos do game.
No começo, quando Rose chega na cidade, tem uma sequência feita com as câmeras do jogo. Legal, e devia ter mais disso… O rádio/ celular tb emite os ruídos, mas parece que isso tb fica só no começo mesmo.
Mapa, porta escondida com acesso à prédio adjascente, sirene que avisa quando a cidade vira Dark Silent Hill, desenhos (=cartas) como pista…
E os monstros! Aaah os monstros!!! As crianças mutantes que ficam chorando, uma porção de besourões, os corpos contorcidos vomitando ácido (Lying Figure), as enfermeiras (em uma cena mto mto boaaa!!!) e o Pyramid Head com sua facona giganteee (que não deveria aparecer a existência dele tá ligada à um personagem ne SH2 que não está no filme, mas td bem)…
O filme pecou por não conseguir o clima de terror que o jogo tem. Não esperem tensão e nem sustos. Mas conseguiu o clima perturbador, que é ainda mais característico do jogo, então tá ok!
Eu não tinha visto o final do filme como um gancho pra sequência, até ler que o produtor realmente pretende seguir com sequências. Então ficou óbvio.
:spoiler:
Christopher esperando por Rose e nada… Que tal se ele recebesse uma carta dela, o chamando pra Silent Hill, assim como James Sunderland recebe a carta da sua falecida esposa Mary??? =D