Não sei se todo mundo sabe, mas a revista CAPRICHO existe desde 1952, meus pais nem tinham nascido ainda! Foi o 1º título feminino lançado pela Editora Abril e trazia fotonovelas. 5 meses após seu lançamento a revista foi ampliada e passou a trazer temas como moda, beleza, comportamento e variedades.
Só em 1981 foi reformulada para uma revista pro público adolescente.
Você encontra algumas dessas revistas antigonas pra comprar no Mercado Livre. Olha que incríveis essas capas das décadas de 50 e 60:
Com destaque pras chamadas da capa:
É possível a amizade entre um homem e uma mulher?
O céu, você e êle
Perucas renovam sua beleza
Número especial: 16 páginas em côres
Como procurar êmprego
As fotonovelas eram italianas e eram editadas tirando-se as cenas de sexo, assassinatos e tudo mais que pudesse ofender a moral conservadora da época.
Será que a sua vó lia CAPRICHO?!!?! Não tenho mais vovó pra perguntar! :(
Hoje tem edição nova na banca, com a Demi Lovato do Camp Rock na capa, Tokio Hotel, moda de volta às aulas, Armandinho, Fresno, mentiras na internet, respostas de dúvidas secretíssimas, mentiras da internet e muito mais!!!
Aproveitando o comentário da Vy… Já faz umas 5 edições que a CAPRICHO ganhou versão pocket, com capa brilhante e lombada quadrada. Pocket é aquele formato da Gloss, que é metade do padrão da CAPRICHO e é uma delicinha, pq vc carrega na bolsa com a maior facilidade.
O conteúdo é o mesmo, a revista precisou de uma reforminha gráfica pra se adaptar nos dois tamanhos sem que o conteúdo de delas ficasse pequeno demais ou grande demais em cada revista.
Porém-contanto-todavia…. É um verdadeiro milagre encontrar essa revistinha nas banca! Eu não sei qual a lógica da distribuição, se eles levam pra apenas pra algumas cidades, pra testar a recepção, ou se eles simplesmente mandam uma pra cada banca. Mas eu nunca vi pra vender e na própria redação, é uma verdadeira batalha filar um dos poucos exemplares pocket que chegam!
Se vai ficar pra sempre, se vai acabar, se vai dominar? Ainda não dá pra saber! Da minha parte, adoro demais, por mim, todas revistas do mundo seriam pocket!
Passo pra frente todas as revistas que eu li, menos as que tem esse formato! Tenho dó, dá vontade de colecionar!!! Comecei a ler Criativa só por esse motivo.
31 de julho de 2008 - 01:15
nossa, olha essas capas, que relíquias!!!!! Minha mãe tem um “álbum” de testes, todos os testes possíveis, antigasso, assim que eu encontra-lo digitalizo e te mostro, muito legal.
^^
31 de julho de 2008 - 01:15
Que hilário !! haha …
olha essas capas mew !!
fora os assuntos , realmente nessa época acho que nao tinha muito o que fazer … vou perguntar pra minha avo se ela lia capricho ! rs.. mas duvido muito .. pois com o tempo que ela levava soh pra depenar a galinha pra fazer o almoço ! nao sei se dava tempo …. rs Bjos !
31 de julho de 2008 - 01:21
Geeeentchi, que gracinha!! Eu a-m-o essas coisinhas retrôs, OMG…
Eu sabia que já existia Capricho na década de 60, mas nem sonhava que ela já existia em 53. Adorei!! heheheh =*
31 de julho de 2008 - 01:21
nossaa como as coisas mudam né.. bem legal, gostei :) beijo Lia!
ps: tb to comentando lá sempre que posso. boa sorte ^^
31 de julho de 2008 - 01:23
Ah, que a Capricho é antigona eu sei, mas naquelas época meus pais já eram nascidos¬¬ Hahaha! Eu assinei uns tempos, mas confesso que não gostei da mudança pra quinzenal. Ainda prefiro a era mensal! E por acaso agora também ganhou versão pocket? Juro que vi uma por aqui…
Bjos
31 de julho de 2008 - 01:33
Oi Lia! que gracinha de post!
Vendo estás capas antigas dá realmente para fazer uma análise de toda a transformação q revista passou até o formato de hj. Eu msm, às vezes, comparo as edições da minha coleção da Capricho de 96 a 2001. Pena que a minha primeira edição, de novembro de 2005, não tem mais capa, tá capenga coitada! se não digitaliza-va e enviava para vcs. adorei o post!
bjs
31 de julho de 2008 - 03:35
Nossa que engraçado hahaha essas chamadas são as melhores:
Perucas renovam sua beleza
Número especial: 16 páginas em côres
Olha só..o maior auê pq eram páginas coloridas hahahahhah
31 de julho de 2008 - 07:17
Penso a mesma coisa sobre as pockets… ainda tenho todas as Gloss lá no quarto rsrrs
E a minha vó lia Capricho! rsrsrs
Bjo!
31 de julho de 2008 - 07:49
ain, que máximo esse ‘arquivo confidencial’ da caprocho mil-novecentos-e-bolinha, liaaa! >.<
adorei saber como eram as capas antigas da caprichooo! hiper simplórias (óbvio… photoshop também não havia nascido… kkk…). super diferente do design das capas atuais da capricho, né, meu?! ameiii ^.^
31 de julho de 2008 - 08:05
Nossaaaaaaaa olha a capa da |Capricho! juro que eu ja sabia dessa historia, mas nunca tinha visto uma capa…hauhauhau vou perguntar pra minha vo se ela lia! :P
poxa eu adoro capricho, gloss, revistas em geral, mas to meio sem grana pra compra-las ultimamente…hahaha mas se tivesse pocket pra vender aqui eu comprava!
bjs Lia
31 de julho de 2008 - 08:06
alias, é permitido chat? a pessoapode deixar 2737236 comentarios no mesmo post é? […]
31 de julho de 2008 - 08:30
Eu tenho uma revista capricho dessas antigas que encontrei nas coisas da minha sogra. Meu marido falou pra gente guardar até virar relíquia aí a gente fica rico vendendo no mercado livre huahuaha… Não vi a Capricho no formato pocket, mas com certeza, esse formato é o melhor, fica até mais gostoso pra ler.
31 de julho de 2008 - 08:31
ah lia, q saco… eu comentando super no diário celular — e reclamando q vc não posta!!! que tristeza isso…
31 de julho de 2008 - 08:33
meu, eu NUNCA vi capricho pocket, nem sabia q tinha… vou ver no almoço se a banca aqui da EG tem!! hehehehehe…
eu tb adoro versão pocket e qdo vem criativa para cá, eu sempre tento levar uma para casa. qdo é da grandona, eu até deixo aqui, rs… só q a pocket é a mais concorrida, nada como deixar a revista na bolsa, né? (se bem q minha bolsa é gigante e cabe até uma vogue gordona dentro sem problemas, rs)
31 de julho de 2008 - 08:57
Que palhaçada esse Diário Celular.
Pq a gente não entra no joguinho dos outros participantes?
Vamos marcar uma hora e entrar todo mundo e começar a conversar!
Qualquer coisa avise-me gata!
Beijos
31 de julho de 2008 - 09:07
a capa com o assunto UM CORACAO PALPITA NO CEU
a menina tem a cara da debora secco
e a unha da modelo da capa da revista que fala sobre as perucas super atual
nem parece que sao da decada de 50 e 60
beijos Lia
31 de julho de 2008 - 09:16
Nhaa!!! Eu quero essas duas revistas, Lia será que tem em Santos? VOu hoje na banca comprar *Nâo to mais trabalhando lá LOL*! A-DO-RO versões pockets!
31 de julho de 2008 - 09:22
engraçado isso da capricho, nao fazia ideia que existia assim há tanto tempo, faz lembrar a BRAVO alemã
versao pocket é tudo de bom
31 de julho de 2008 - 09:46
Não sabia!!!! Que foooofo q deve ser, a Capricho já é linda no tamanho grande, imagina pequenininha?! Vou procurar e usar isso como desculpa pra comprar, hahaha
31 de julho de 2008 - 10:10
Eu adoro revista em versão pocket! É tão mais prático, mas te digo que nunca vi uma Capricho pocket! Nem sabia que existia
31 de julho de 2008 - 10:30
Minha avó lia! Quando cheguei lá do Blogueria NoCapricho ela falou “Nossa, mais ainda existe?” como ela não tinha dinheiro para comprar acabava fuçando na do pessal que fazia corte e costura com ela no senac. Infelizmente ela não está mais aqui para eu perguntar essas coisas, mas quando estava achava as meninas do Blogueria “muito bonitinhas”.
Só achei esse formato pocket em Caraguá! Mas não comprei, gosto da grande porque a Capricho tem um design legal e depis que leio acabo recortando coisas pra encapar caixas, caderno ou fazer umas colagens que eu amo. ^^
Beijão! ^3^
31 de julho de 2008 - 10:34
ahahahha Eu imagino! De repente vinha dicas na revista do tipo “Aprenda a depenar galinha usando a metade do tempo!”
31 de julho de 2008 - 10:36
Acho que qdo eu lia já era quinzenal…Lembro q por isso a assinatura era mto cara.
31 de julho de 2008 - 10:37
Mais do que isso, adoooreeei ver a cara das garotas da capa!!! é meio surreal sabe!? ahaha
31 de julho de 2008 - 10:39
putz, acho apelativo demais :(
Se eu for fazer isso, é pra arregaçar, vou bolar algo com as meninas do Dolls.
q vc acha?
31 de julho de 2008 - 10:40
Não tem regras além de falar coisas feias e palavrões ou brigar.
Ou seja, sim, pode ficar lá comentando o episódio do Chaves
31 de julho de 2008 - 10:42
Eu não ganho criativa, OBEVEOOUU néam, mas só compro se for a pequena. Se a banca só tiver gde, vou em outra. E digo mais, assinaria se eles me garantissem que ia chegar só pocket.
Ouvi um boato mês retrasado q eles já tinham batido o martelo pela versão Pocket e iam descontinuar a grande. Mas até agora não rolou
31 de julho de 2008 - 10:46
eu sei esse babado, mas óbviamente não posso comentar aqui (até pq a informação que tenho é de três meses atrás, huahauahuahauhaua)
só pra vc ter idéia, eles só iam fazer durante o verão essa versão pocket e estamos praticamente na primavera… :P
31 de julho de 2008 - 10:53
AHah simmm, eu lembro que vinha escrito q era edição especial de verão.. E eu mto rezava pra conitnuar, pq senão eu IA parar de comprar, mas tava curtindo a revista
(antes disso achava q era pra uma faixa maior de idade!)
31 de julho de 2008 - 12:23
Nossa eu realmente não sabia que a Capricho era tão idosa… Hehehehe!
Vou perguntar a minha avó se ela lia quando mais nova. ^^
Também não sabia que existia ela em formato Pocket, Tem tempos que não entro em uma banca de jornais.
Beijos
OBS.: Sacanagem o que anda rolando com vc lá no diário de celular!!! Estão te boicotando.
31 de julho de 2008 - 12:52
Tb não sabia dessa versão Pocket da Capricho! Nunca vi nas bancas…
Comecei a comprar Capricho com 13 anos… nus faz tempo… Foi dificil me desfazer da minha coleção, mas a um dois meses eu doei pra reciclagem, mas guardei algumas edições que era minhas favoritas, como uma dos dias dos namorados de 19ooooooooooo (milnovecentosebolinhas) a primeirar edição depois q a Capricho passou a ser quinzenal (com a Valeria Zoppelo na capa e a minha é autografada pela moça! uahsaushausa), tb tenho a com a Sandy na capa q foi eletei a melhor capa do ano em um anos ai….
Fora todas com os BSB e algumas com a Britney na capa…
Hj em dia não compro mais Capricho… Adoro aparte grafica da revista, mas os assuntos não tem muito mais a ver comigo… já era tempo..rs…
Mas nãoperco uma Gloss e fico anciosa para a revista chegar na banca e eu ir lá comprar…
>.<
31 de julho de 2008 - 13:29
Oi Lia! Adooooro esse tipo de raridade! Minha mãe costumava ler fotonovelas. Lembro que quando eu era criança ela ainda tinha algumas guardadas. Mas não sei o que ela fez que as revistas sumiram. :(
Mas é muito legal mesmo! Outra coisa que eu gosto são os almanaques da Disney antigos, que publicavam historinhas de todos os personagens ( de “A Dama e o Vagabundo” até “Tio Patinhas” ). Tinha uma, mas também tomou chá de sumiço.
Beijocas!
31 de julho de 2008 - 13:34
Nossa, eu nao sabia q a Capricho ja existia a tanto tempo assim :O
Interessante rsrsrs
Sobre a pocket eu tbm nao sabia nao, seria melhor mesmo se todas as revistas fossem assim, eh tao fofa ^^
Bejo
31 de julho de 2008 - 13:49
Que lindas as capas antigas *>*
E as revistas pockets eu já vi por todo lugar aqui na kinha cidade, e olha que é cidade do interior de SC :D
aiuhsiuahsiuashas
beeijo :*
31 de julho de 2008 - 14:47
Eu tenho pena de me desfazer da minha coleção de Caprichos até hj.
E sim, vovó lia.
=D
31 de julho de 2008 - 15:21
Cara… isso me deu mto medo!!!
rs
31 de julho de 2008 - 15:52
Geralmente essas pesquisas de aceitação são feitas em cidades pequenas do sul!! :D
Tipo, novo sabor de bubaloo… eles lançam primeiro aí!
31 de julho de 2008 - 17:03
Haha, levei um susto quando vi porque não lemrava de ter visto nada por aqui falando da versào pocket… Eu também prefiro esse tamanho! Aqui na roça só vi na lvraria mesmo, um exemplarzinho…
Bjo!
31 de julho de 2008 - 19:53
Tô revoltada com essa história do Diário Celular!!! Nunca, nem mesmo por um segundo, em nenhum navegador consegui abrir o maldito aplicativo!!! (ò_ó) ÓDIO!!! E sem ser paranóica, mas já sendo, tem coisa estranha em só o seu dá esse piripaques todos. Eu hein!!! Mas mudando de assunto…
Minha vó “Lia” Capricho! heheheh Minha vó é lê as revistas da Abril há muuuuuuuuuuuito tempo e tem várias delas. A Casa Cláudia, por exemplo, é a revista da qual ela tem mais números. Desde o número 1. 0_0 Ela até brincava comigo quando ganhei minha primeira Capricho em ’93, que seria muito mais interessante que não tivesse metade do conteúdo que achava inapropriado pra minha idade Mas mesmo assim deixava eu ler. Assim que ela der o ar da graça de novo aqui em Recife, eu “afano” umas dela e te mando as fotos.
Beijão!!!
31 de julho de 2008 - 19:55
Ahhh, já ia esquecendo… Adivinha qual o nome da minha vó? LIA!!! ahahahhaha
31 de julho de 2008 - 20:58
aquela ali pescando é a melhor! hahahaah
pela foto a revista pocket não é tão pocket assim…ou é só impressão minha que ela tá quase do tamanho da normal? Oo
beijos, Lia!
e já to indo te ajudar lá no diário celular! ;)
31 de julho de 2008 - 20:59
Adoro essas histórias de revistas. Tive aula disso no ano passado, o prof até comentou sobre a Capricho e toda essa história de fotonovela e tals
31 de julho de 2008 - 21:00
p.s.: se funcionar né? pq esses aplicativos funcionam suuuper bem aqui! ¬¬
31 de julho de 2008 - 21:50
Lia, minha vó tbm já foi pro céu, mas eu sabia que ela lia Capricho!! Uma vez comprei uma e a peguei folheando, dai ela me falou que adorava! Principalmente as fotonovelas!!
Saudades da minha vó assim que vi as figuras desse post!!
:***
31 de julho de 2008 - 22:36
parecem surreais mesmo, lia! dá uma impressão de ‘jeannie é um gênio’, não dá??? sei lá… fora os penteados… a maquiagem… (confesso que, acho que as mulheres eram estranhíssimas naquela época o.O)
31 de julho de 2008 - 22:41
nossa show as materias heim rsrs
01 de agosto de 2008 - 11:40
Esse novo formato é o que eu mais encontro aqui nas bancas da minha cidade (sertãozinho, interior de são paulo) e são as as que mais vendem, pois além de lindinhas são super práticas mesmo.
01 de agosto de 2008 - 11:56
Esse formato pocket é tudo!!! Nem sabia q a Capricho tinha! Realmente eu nunca vi!!! Tb comecei a ler a Criativa por causa disso… rsrsrs
01 de agosto de 2008 - 12:38
e pensar que naquela época essas revistas eram proibidas para menores de 18 anos… =/
01 de agosto de 2008 - 21:26
caraaaaaaaaca, 1952? eu também não tenho mais avó pra perguntar :/ mas não me lembro de ela ter dito nada enquanto estava viva, quando me via lendo a revista…
é possiível a amizade entre homens e mulheres? a pergunta que não quer calar até hoje! huahuahua, eu acho que depende do homem e da mulher, se ambos forem interessantes e atraentes na hora da tristeza a amizade vai dar uma colorida o.O
êêê aqui na banca SEMPRE tem a pocket me esperando ^^
Mas o que tem de Diabo veste Prada nesse post? acho que passei direto u.u
01 de agosto de 2008 - 21:26
esquece a última frase do meu comentário passado u.u
02 de agosto de 2008 - 18:25
Minha vó lia !
07 de agosto de 2008 - 13:14
vaaalha! eu pensava que só eu tinha essa vontade eterna de pocket em revista! E tá igual a mim, que comecei a beber heiniken por causa da guarrafa verde!
11 de setembro de 2008 - 15:46
Cada roupa hein… coisa antiga é só pra rir mesmo. Na época pelo jeito tudo era acentudado: êle, côres, êmprego.
26 de setembro de 2008 - 00:05
Nossa impressionante as primeiras capas, a Capricho poderia fazer alguma matéria com alguma vovó que foi capa não é mesmo? heuahuehuahue…eu mesmo assinei capricho por mais ou menos 7 anos dos 12 aos 19 anos…hoje tenho 24 anos, adoro a capricho marcou muito a minha adolescencia, mas agora leio mais a gloss, mais voltada para “garotas mulheres” da minha idade…rsrs… agora a capricho está muito mais clean até com o mesmo formato da gloss! poket! ficou bem legal! bjoss
09 de março de 2009 - 17:15
olha as edições antgas estão com as capas legais , mas sem duvida que eu prefiro as capas atuais. um abraço.
25 de março de 2009 - 10:47
Nossa que mudança hein.. vc deve sentir orgulho de trabalhar na Capricho né? Parabéns
06 de abril de 2009 - 14:57
olha eu adora as materias sa cpricho e tudo mais.Poerem eu acho errado algumas coisas como por exemplo a maioria das promoções so valerem para o povo ai de são ppaulo e rio.assim como eles nos aqui do nordeste e compramos a revista
mas fora isso eu amo essa revistaaaaaa
23 de maio de 2009 - 17:59
Cada novidade me fas ficar cada vez mais apaixonada pela capricho!!! Que incrivel!!!!
04 de junho de 2009 - 19:02
Ola ,estou a procura de algumas ediçoes dos anos 90, se vc puder me ajudar me mande um e-mail por favor?te explico direitinho por e-mail…
bjosss
13 de junho de 2009 - 22:37
Amei seu artigo, eu sou de 61 e amava ler a revista capricho, escondida de minha mae, pois era proibido a leitura desta revista em casa. Voce tem estas revista? Como faço para adquirir, sou louca para mostrar paraa minhas filhas.
28 de agosto de 2009 - 12:06
adorei as capas principalmente as 2 ultimas,eu adoro essas coisas vintage,mas serio q tem capricho poket?? eu nunca vi
30 de agosto de 2009 - 20:06
Nuss! OMG! eu nãao sabia! :O
lia você é deemaais eu amo aqua e eu comecei a gostar de vc ontem quando eu soube q vc é fã!!!OMG!
aqua é tudo eu tenho o cd aquarium e é otimo!
ta acabei endoidando afinal o assunto era sobre capricho néah?*–*
kkkkk
sem comentarios meus pais nao tinha nascido mesmo!
muiiiito BIZARRO, ILÁRIO!
♥
13 de setembro de 2009 - 17:54
muito legal as capas antigas, parecem com uns quadros antigos que se ver em lugares chiques
25 de setembro de 2009 - 12:39
concordo com tuudo.Sério que já existiu capricho pocket? Hj em dia já acabou né
26 de setembro de 2009 - 00:47
NOSSSSSA, um dia que eu pedi pra minha vo comprar pra mim uma revita capricho ela disse” ahh, a capricho? noss, eu lia GIBI, quando era da sua idade” eu falei GIBI??? HDSASUHAUSUAHSUAHS’ mas nem acreitei muito vo mostra pra ela depois esse post! ;*
11 de novembro de 2009 - 21:44
Nossa essee post salvou o meu trabalho de inglês ! huahau
BRIGADA* HUAHUA
14 de dezembro de 2009 - 16:32
Adorooo essas coisas antigas!
RATA DE BRECHO!!!
26 de janeiro de 2010 - 14:48
amei a capricho antiga,meu Deus a preocupação das mulheres era bem diferentes de hj…1!!!! as capas são lindas!
10 de fevereiro de 2010 - 20:02
aa Capricho pocket vai acabar com os meus problemas.
Mais não podia faltar mais um elogio para a capricho versão antiga ela é super legal!
06 de março de 2010 - 17:56
“Perucas renovam sua beleza”, hilário…
05 de setembro de 2010 - 23:24
Muito engraçado poxa, tenho duas caprichos aqui em casa antiga de quando minha mãe comprava rsrs a moda totalmente diferente, capricho cada dia melhor ainda!
27 de janeiro de 2011 - 19:04
Minha vó disse que lia CAPRICHO e q era com foto-novelas
[…] era pro mesmo público, de 18 a 27 anos. Já falei um pouco de como a Capricho era nos anos 50 e 60 neste post aqui. A revista O Pato Donald foi a primeira publicação da Editora Abril (essa é a verdadeira […]
13 de fevereiro de 2011 - 21:07
!6 páginas em côres?Que luxo, hein?!
Adoro revistas antigas!
05 de março de 2011 - 03:15
muito interresante as capas antigas da capricho amei.
08 de setembro de 2011 - 17:34
Eu lei a capricho a bastante tempo e nem imaginava que ela é tão antiga,mas velha que a minha mãe!uma idosa atualmente né?!!!
E as capas antigas,”PERUCAS RENOVAM SUA BELEZA”?hiláário!!!
Vou perguntar pra minha avó se ela lia a capricho…
kkkkkk!!!!!
[…] era pro mesmo público, de 18 a 27 anos. Já falei um pouco de como a Capricho era nos anos 50 e 60 neste post aqui. A revista O Pato Donald foi a primeira publicação da Editora Abril (essa é a verdadeira […]