Home » Guia do perfume
11 de novembro de 2013 - 17:42
35
Beleza

Guia do perfume

Algumas semanas atrás eu dei uma passadinha rápida no Rio de Janeiro pra reencontrar a equipe da Puig, companhia que trabalha com diversos perfumes, incluindo Nina Ricci (lembram da minha ida a Paris?) e Carolina Herrera. Tivemos um dia de imersão na história do perfume e também conversamos um pouco sobre sua fabricação.

A história do perfume começa mais de 3.000 anos antes de Cristo, no Antigo Egito com fumaças e plantas aromáticas, bálsamos, pomadas (o próprio nome perfume tem origem em “per fumum” que significa “através da fumaça”)… Dos anos 1900 pra frente, os perfumes passam a seguir tendências. Diferente das tendências fashion, que são mais perceptíveis, as modas na perfumaria são algo mais discreto e com cara de coincidência. É tipo quando no mesmo ano, marcas diferentes lançam fragrâncias de flores brancas e almíscar, com uma identidade “lolita” (conhecem algum assim?!).

nina-ricci

Nina Ricci e miniaturas fofas

Eu já tinha tido duas experiencias parecidas… Meu 1º emprego (durou uma semana kkk) foi como vendedora temporária numa loja O Boticário, e por isso passei 2 dias estudando um pouco sobre notas e famílias olfativas. Além disso, em 2009 conheci a fábrica da marca no Paraná e pude ver o processo de captura de essência dos lírios para fabricação de Lily Essence.

Dessa vez com Puig, minhas partes favoritas foram ter acesso à essências puras que viram ingredientes do perfume e saber um pouco mais sobre todo conceito por trás de uma fragrância ou uma embalagem. Existe um motivo pra tudo!

fabricacao-perfume-001

Essências puras que compõem um perfume guardadas em potinhos

CH Sublime

CH Sublime com aplicação de couro no vidro que remete à uma bolsa de Carolina Herrera

Lady Million, embalagem dourada em formato de diamante

Lady Million pras poderosas, embalagem dourada em formato de diamante

Fiquei pensando que tipo de coisas seriam legais de compartilhar no post, pra que vocês também pudessem aprender algumas coisas. E escrevi algumas informações bacanas de se saber, pra que você possa falar a respeito, procurar os copycats mais em conta ou de repente até entender os perfumes que você mesma tem, pra saber o que comprar numa próxima!

Guia do perfume

Notas olfativas

Um perfume é composto pela seguinte fórmula:
→ Notas de saída: duram na pele cerca de 5 a 15 min e geralmente tem cheirinho fresco e vívido, pode ser algo cítrico como bergamota ou herbal como anis
→ Notas médias: duram na pele cerca de 2 a 3 horas e geralmente são as que representam a personalidade do perfume, geralmente são frutas ou flores
 Notas de fundo: duram na pele cerca de 5 a 6 horas e são as notas mais profundas que ~colam~ na pele, geralmente feitas de essências mais robustas como couro, madeira e tabaco

Famílias olfativas

Essa é uma classificação que permite organizar os perfumes de acordo com sua estrutura olfativa: cítrico, floral, amadeirada, chipre, oriental. O elemento mais forte do perfume é quem define e as vezes o perfume faz parte demais de uma família. Tipo um floral oriental ou floral amadeirado.

Que tal perfumes com notas ~exóticas~ como vodka gelada, salmaçã do amor, cupcakealgodao doce, metalcapuccino, tequila ou pipoca? Existe! Você pode checar as notas dos seus perfumes favoritos no site Fragrantica, uma espécie de enciclopédia colaborativa dos perfumes (tem até perfumes nacionais!).

fabricacao-perfume-002

Essências puras e famílias olfativas

Tipos de fragrância

O que define um perfume “de verdade” é a quantidade de essência X álcool e água. Tem a ver com a intensidade da fragrância e influencia na duração da sua pele.
→ Perfume: Possui entre 20% e 40% de essência, dura cerca de 12h na pele
→ Eau de Parfum: Possui entre 10% a 20% de essência, dura cerca de 6 a 8h
→ Eau de Toilette: Possui de 5% a 15% de essência, dura até 6h
→ Colônia: Possui de 3% a 8% de essência, dura até 2h
→ Splash: Possui de 1% a 3% de essência, dura até 2h

Potencializando o cheiro

Nada de espirrar aleatoriamente, o perfume deve ser aplicado nas partes onde a circulação do sangue mais esquenta, dispersando mais o cheiro.
→ Pulsos, atrás da orelha, pescoço, dobras internas do braço (lado contrário do cotovelo) e atrás do joelho (kkk nunca tentei!)
E jamais esfregue, pois assim você gera calor e faz com que ele evapore.

fabricacao-perfume-003

Ingredientes de perfume antes de terem a essência extraída

miniaturas-perfume

Miniaturas Puig

Voltei do evento com um novo perfume na wishlist, o Ricci Ricci. ♥ Tentei comprar nessa última viagem mas o danado é difícil de achar! Quando eu comprar conto mais… Sei que é floral mas não lembro o suficiente pra descrever o cheirinho.

Veja também: Top 5 Perfumes

Post Anterior
O melhor de Nova York, Londres e Paris
Próximo Post
Look do dia: Vestido com estampa de azulejo
...Comentarios...
35 Comentários

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
  1. caren
    11 de novembro de 2013 - 18:19

    meniiiina a gente tem o gosto parecidíssimo.. eu tenho o CH vermelho, o lady million, o 212, o nina ricci L´elixir e o ricci ricci (comprei 2 pelo preço de 1 ha uns 3 anos e dei um pra minha mãe, ele tem um cheiro bem forte de inicio mas dpois ele fica viciante na pele).

  2. Dani
    11 de novembro de 2013 - 18:40

    Lia, comprei o Ricci Ricci esses dias no site da Renner, o de 80mL, por um preço muito bom! To apaixonada <3

  3. Mariana Carvalho
    11 de novembro de 2013 - 19:53

    Oi Lia!! Achei muito interessante esse post! Sempre tive umas dúvidas sobre esses detalhes de ‘cheiros’ dos perfumes!
    Estou no finalzinho do meu Ricci ricci e gostei muito dele!!! Ele é bastante frutal logo de cara, mas depois de um tempinho ele fica mais floral e é delicioso! Acho que a melhor época de usar seria primavera/verão, pq combina muito! Espero que vc encontre logo um para ser seu!!! Beijos!!!!!!!

  4. Anne
    11 de novembro de 2013 - 20:07

    Muito legal o post, adorei a parte das notas olfativas! Bem interessante saber como é a composição tão bem explicadinha assim!

  5. Samantha Dalbello
    11 de novembro de 2013 - 20:40

    Amei o post , além de terem adoráveis fragrâncias possuem lindos frascos*-*
    http://manieresacrufe.blogspot.com.br/

  6. Marcela
    11 de novembro de 2013 - 21:18

    Adoro ler o seu blog.. Mas acho que você deveria olhar no Google as regras de uso para há, à e a. Principalmente por seu blog ser lido por milhares de pessoas por dia, nada mais justo do que você servir de bom exemplo. Estou longe de ser perfeita e sei que erros acontecem…..O correto é “Há duas semanas atrás…”

    • Lia
      12 de novembro de 2013 - 01:31

      Marcela em 11 de novembro de 2013 às 21:18 disse:

      Adoro ler o seu blog.. Mas acho que você deveria olhar no Google as regras de uso para há, à e a. Principalmente por seu blog ser lido por milhares de pessoas por dia, nada mais justo do que você servir de bom exemplo. Estou longe de ser perfeita e sei que erros acontecem…..O correto é “Há duas semanas atrás…”

      Você tem acesso ao google daí?! Quando o “atrás” esta na frase, usar o “há” não ê necessário, vira pleonasmo. Vou deixar o link pfa vc tá? http://www.google.com Beijo!

  7. Lívia Santana
    11 de novembro de 2013 - 22:41

    Muito bom esse post, saber sobre perfumes é tãooo interessante. Fiquei viajando no site que vc colocou vendo todos os meus perfumes, nada do que eu imaginava tinha neles kkkkk

  8. Isadora
    11 de novembro de 2013 - 22:59

    Liiiia! Esse perfume Ricci Ricci é a delícia das delícias… ele tem um começo floral, mas eu sempre acho que o cheirinho seguinte (nota média? será que aprendi?) me lembra doce caramelado… rs.. sempre acho que parece de longe um cheiro de algodão doce, mas sem ser enjoativo..

  9. Marcela
    12 de novembro de 2013 - 07:31

    Oi, Lia! Entendo o que você quis dizer! O “atrás” é mesmo redundância. Mas ainda assim, o certo é “Há”, ja que este é verbo. Como eu disse, estou longe de ser perfeita, cometo vários erros! Mas estou sempre buscando, sei que você tb! Beijos!

  10. Marianne Domingos
    12 de novembro de 2013 - 08:58

    Lia, o Ricci Ricci tá na minha lista faz tempo kkk o namorado deu o Nina errado mas tá valendo!
    Adoro o seu blog, você é minha inspiração *-*

    taldenanny.blogspot.com.br

  11. Kah
    12 de novembro de 2013 - 09:31

    Achei as informações bem úteis, e fiquei louca por um kit de miniaturas lindas!!

  12. Andressa
    12 de novembro de 2013 - 09:35

    Parabéns pelo post, Lia! Faz tempo que procuro conteúdo como esse sobre perfumes, mas dificilmente se encontra na internet de fonte confiável…

  13. Kássia
    12 de novembro de 2013 - 10:27

    Ricci ricci é maravilhoso!! ele é meio docinho, acho muito bom

  14. Dani Marques
    12 de novembro de 2013 - 11:15

    Com erro ou sem erro de português esse site é o MELHOOR!!
    Adoroo..fico atualizando tda hra pra ver as novidades! A idéia principal é passar informação e a Lia passa isso de um modo louvável e acessível para todos entenderem…ta de parabéns!!

  15. KarenKac
    12 de novembro de 2013 - 11:42

    Parabéns, Lia! Esse foi, sem dúvida, um dos posts mais ricos e interessantes que você já escreveu! Cheio de detalhes e dicas válidas para todas nós! :D Obrigada!

  16. Ingrid Rios
    12 de novembro de 2013 - 13:51

    Lia, o Ricci Ricci é simplesmente perfeitoooooooooooo… ganhei ele e me apaixonei!!! Nesta ultima viagem,nao tive coragem de comprar, tava muitooooooooooo caro, pq peguei o dolar lá em cima… então comprei o Lady million (perfect) e o La vie est belle (lancome) que é perfeito tb pra quem gosta de perfumes doces… ameiiiiiiii!

    • Lia
      13 de novembro de 2013 - 16:06

      Ingrid Rios em 12 de novembro de 2013 às 13:51 disse:

      Lia, o Ricci Ricci é simplesmente perfeitoooooooooooo… ganhei ele e me apaixonei!!! Nesta ultima viagem,nao tive coragem de comprar, tava muitooooooooooo caro, pq peguei o dolar lá em cima… então comprei o Lady million (perfect) e o La vie est belle (lancome) que é perfeito tb pra quem gosta de perfumes doces… ameiiiiiiii!

      o La Vie eu tenho!!!

  17. Garota Carioca
    12 de novembro de 2013 - 14:19

    Ai, que miniaturas lindas!!! Adoro! *.*
    E o Nina Ricci é delicioso, estou pensando em comprar na minha próxima viagem…
    Achei super bacana a dica de site (fragantica) ;)

    Beijos,
    Clá – blog Uma Garota Carioca

  18. Brenda Costa
    12 de novembro de 2013 - 15:32

    Nossa, eu amoooo perfumes, sou completamente viciada hahaha
    adorei as miniaturas, cara uma mais fofa que a outra
    nunca esperimentei o Nina Ricci, vou procurar na prox
    vez que for ao shopping.
    Já o Lady Million eu amo, usoooo muitooooo e meu irmão
    é viciado no One Million kkk

    beijos Lia
    http://sonhandoacordada.com

    • Lia
      13 de novembro de 2013 - 15:33

      Brenda Costa em 12 de novembro de 2013 às 15:32 disse:

      Nossa, eu amoooo perfumes, sou completamente viciada hahaha
      adorei as miniaturas, cara uma mais fofa que a outra
      nunca esperimentei o Nina Ricci, vou procurar na prox
      vez que for ao shopping.
      Já o Lady Million eu amo, usoooo muitooooo e meu irmão
      é viciado no One Million kkk

      beijos Lia
      http://sonhandoacordada.com

      Ai q dupla mais RICAAAAAA e poderosa! kkk

  19. Lisiane
    12 de novembro de 2013 - 23:11

    Muito interessantes essas informaçoes! Da vontade de comprar uns perfumes novos observando as notas, essencias…

    • Lia
      13 de novembro de 2013 - 15:33

      Lisiane em 12 de novembro de 2013 às 23:11 disse:

      Muito interessantes essas informaçoes! Da vontade de comprar uns perfumes novos observando as notas, essencias…

      É engraçado pensar qual “PODE SER” que vc goste e numa oportunidade ao vivo cheirar pra ver se bate!

  20. Pâmela
    13 de novembro de 2013 - 10:26

    Lia… o Ricci Ricci é maravilhoso! E ele esta em promoção no site da Renner… http://lojavirtual.lojasrenner.com.br/productdetails/index.jsp?skuId=520888381&productId=520888293 dê uma olhadinha!!! Compensa demais comprar!!! Beijos!

  21. Giovanna
    13 de novembro de 2013 - 18:39

    Adoro o Ricci Ricci – Esses tempos atrás estava em promoção na Sephora o kit com o perfume e o creme – que é uma delícia, dura muito na pele e deixa a roupa toda mega perfumada…Vale dar uma olhadinha!

  22. Geovana Cybele
    14 de novembro de 2013 - 10:54

    Quando o assunto é perfume, me sinto uma verdadeira anta, pois não conheço muito sobre as essências, notas e assim vai…Sou daquelas que sente o cheiro gostei pronto já compro…Mas depois dessas informações confesso que ficarei mais atenta!
    Beijos…

    http://www.gostofashion.blogspot.com.br

  23. Ananda
    15 de novembro de 2013 - 14:57

    Puxa Lia, gostei muito desse post. Amo perfumes, mas não entendo nada de nada. A explicação das notas deu uma ajudinha!

  24. Pri Sales
    15 de novembro de 2013 - 18:24

    Adorei a dica do site Fragrantica! Chequei meus perfumes e todos são de notas predominantemente florais, hehehe. Agora vai ser mais fácil escolher o próximo! ;)

  25. Mariana Castela
    17 de novembro de 2013 - 12:41

    “jamais esfregue” ? ops ..

  26. Bárbara
    17 de novembro de 2013 - 13:51

    Ai que vontade de ter uma coleção de miniaturas de perfume, rsrs. Já tinha ouvido essa história de não esfregar o perfume, mas sempre esqueço.

  27. Gabriela Gomes
    26 de novembro de 2013 - 18:49

    Eu não sabia nem metade da metade do que você contou no post kk Super interessante o post, adorei!
    http://www.espacegirl.com

  28. Jaqueline
    07 de dezembro de 2013 - 12:49

    “E jamais esfregue, pois assim você gera calor e faz com que ele evapore.”

    E eu fazendo tudo errado :(

  29. […] São 13 perfumes em diferentes estilos, todos testados e ~cheirados~ pra um relatório completo com família olfativa, notas, tipo de fragrância e até a sugestão de momento de uso… E se nada fizer sentido pra você, acesse o post Guia do perfume! […]

  30. […] Veja também: Guia do perfume → Assista: Top 5 Perfumes → Quer mais opiniões? Superpost sobre […]

8assista Just Lia TV no youtube9
Outros vídeos
8siga @liacamargo no instagram9