Carolina Porfírio, conhecida por Kaol Porfírio, é uma ilustradora e desenvolvedora de games gaúcha. Criadora do projeto “Fight Like a Girl” (Lute Como uma Garota), Kaol mostra como essa frase, antes pejorativa, pode ser sim motivo de orgulho pra nós. A ideia do projeto surgiu como um desabafo pela falta de mulheres protagonistas fortes (e não sexualizadas) em games e filmes.
Assim, Kaol escolheu algumas personagens incríveis e inspiradoras para homenagear com ilustrações. São heroínas de ficção que nos enchem de orgulho por serem guerreiras e autossuficientes, como a Rey de “Star Wars” e a Hermione de “Harry Potter”. Selecionei algumas pro post, mas vale muito a pena ir conferir todas!
Pra quem se interessou, todas as ilustrações viraram estampas de blusas e camisetas da loja Toda Frida! Lá também dá pra conhecer outras peças com desenhos lindos e geeks da Kaol. ♥
21 de janeiro de 2016 - 12:46
Nani, que coincidência! Acho que foi na Fest Comix ano passado que vi junto a outros posteres essa coleção “Fight Like a Girl”, lembro que comentei com uns amigos mas descobri que ela não estava na feira (queria muito comprar!), então fotografei os posteres. Ontem estava fuçando no celular e vi as fotos da arte dela, e pensei que poderia procura-la online.
(lei da atracao mode turbo)
Obrigada pelo post! :*
22 de janeiro de 2016 - 10:59
ohmm <3 Infelizmente não pude ir. Tive que vir comentar pra agradecer <3
21 de janeiro de 2016 - 15:43
Conheci as ilustrações quando vi uma coleção a venda na Endossa! Garanti a minha xícara com a ilustração da Merida (x
22 de janeiro de 2016 - 11:02
Muito obrigada por esse post. Ele significa muito pra mim. Eu acompanho just lia desde o início e estar aqui hoje me fez chorar de emoção. <3 Agradeço demais! Gratidão!
22 de janeiro de 2016 - 19:36
Muito legal, já quero um da Sailor Júpiter xD
23 de janeiro de 2016 - 14:18
A ideia é bem legal e arte linda. Mas acho q mulher maravilha, sailor moon e lara croft não se enquadram, afinal são heroínas pra lá de sexualizadas.
23 de janeiro de 2016 - 19:01
Você já jogou o reboot de Tomb Raider? Não tem mais lara de micro short e decotão, ela tá muito mais ~real~ e não sexualizada, além dos jogos serem incríveis. Já sairam 2, vale a pena!
Sobre a Mulher Maravilha, acho que ela passou por uma fase bem sexualizada mas estão tentando encontrar o ponto certo. Ela é uma personagem criada com principios feministas numa época em que foi bem importante no contexto social onde as mulheres começavam a entrar no mercado de trabalho. Já falei um pouco disso aqui: https://www.justlia.com.br/2013/12/mulher-maravilha-e-gal-gadot/
E por fim, sobre a Sailor Moon, ela é sexualizada como a maioria dos animes, mas continua tendo sido criada pra entretenimento feminino. Acho que a personagem ter um apelo sensual não desclassifica a importância em termos essas protagonistas fortes !
24 de janeiro de 2016 - 22:14
Eu achei a iniciativa incrível e é uma forma de demostrar que nós mulheres não somos tão frágeis assim! Eu adorei as ilustrações, mas não sabia que estão vendendo camisetas estampadas. Vou ver se compro uma!
http://britanicred.com/
25 de janeiro de 2016 - 14:00
Trabalho maravilhoso !!
26 de fevereiro de 2016 - 22:52
ficaram incríveis