Olha, tá aí uma coisa que eu nunca imaginei que fosse acontecer.
A Barbie sempre representou diferentes mulheres com diferentes etnias, profissões e tipos de cabelo. Houveram até épocas com bonecas especiais como grávidas ou cadeirantes, mas eu nunca pensei que a coisa fosse evoluir com relação à silhueta da boneca. Desde o começo a Barbie foi uma boneca “gostosona”, com peitão e cinturinha fora da realidade. Há dois anos, ela ficou mais magra e cabeçuda, ainda tão impossível quanto antes. Essas mudanças foram feitas porque, pela primeira vez na história, as vendas da boneca caíram e ela foi superada por outras franquias de boneca como American Girl e Monster High. E aparentemente o corpo mais magro e cabeçudo ainda não foi o suficiente para recuperar essa queda.
O que foi anunciado hoje pra mim é uma grande e feliz surpresa: a Barbie ganhou 3 novos tipos de corpo. Além da Barbie de sempre, agora existirão diferentes bonecas com os corpos Curvy (curvilínea), Petite (baixinha) e Tall (alta), uma evolução realmente significativa. Foram dois anos de estudo e produção secreta pra chegar nesse resultado mais diversificado.
Essas mudanças acontecem exclusivamente na linha Barbie® Fashionistas e não em outras linhas como as inspiradas na família, cultura pop ou nos filmes da boneca. Sobre a linha, além de 4 tipos de corpo, ela apresenta 7 tons de pele, 22 cores de olho, 14 formatos de rosto, 30 cores de cabelo e 24 penteados. Ainda não foi mencionado se existe a possibilidade de expandir as possibilidades aos bonecos Ken.
Já existiam algumas montagens na internet mostrando Barbies mais cheinhas ou gordas, então acho que a Curvy é algo que devia estar pra acontecer faz tempo, mas acho que com Tall e Petite eles deram um passo adiante. Eu sempre fui alta e nunca me incomodei muito com a falta de uma boneca que me representasse, mas acho muito bonitinho ver a turma toda junta com suas diferenças ressaltadas.
As dificuldades que a Mattel enxerga nessa variedade estão ligadas às roupinhas: as bonecas não podem mais compartilhar todos tamanhos de roupas e de sapatos. Nas experiências assistidas que eles fizeram com crianças, a boneca Curvy de cabelo azul “Katy Perry” foi uma das favoritas. Elas parecem dar mais importância aos cabelos e tons de pele do que às diferentes silhuetas, que foram vistas com muita naturalidade.
O projeto está usando a hashtag #TheDollEvolves nas redes sociais e a novidade foi dada com exclusividade para a revista Time, onde a boneca Curvy foi capa. Tempos de influência de mulheres como Beyoncé e Kim Kardashian…
As novas bonecas estarão disponíveis para compra no Brasil a partir de março, nas lojas Ri Happy e ao longo do ano em outras lojas. O preço sugerido é R$ 89,99. Que 2016 continue trazendo mais representatividade e quebra de padrões de beleza!
28 de janeiro de 2016 - 12:55
Fiquei pensando aqui se a Petite, além de baixinha, também tem pouco peito/quadril… Se é inteira Petite.
28 de janeiro de 2016 - 12:58
o jeito é enfiar a vergonha no bolso e entrar na loja pra comprar Barbie pra mim mesmo tendo quase 30. hahaha
28 de janeiro de 2016 - 17:36
Estou bem nessa também, Bruna! Não acredito que vou querer uma Barbie depois de tanto tempo!! hahaha
28 de janeiro de 2016 - 13:04
Uhuuuuuuuuuu
Arrasou!
Deu até vontade de comprar Barbie de novo
Hehehehehehehe
Bjoooos Lia
02 de fevereiro de 2016 - 22:49
Hauahua eu com certeza vou comprar tb! Beijo querida
28 de janeiro de 2016 - 13:13
Que incrível! Super mudança, adorei todas. Quero comprar uma parecida comigo agora! Ahahah
02 de fevereiro de 2016 - 22:48
Eu tb vou procurar a mais parecida comigo <3 Mas quero várias, pode isso? haha Beijo
28 de janeiro de 2016 - 13:48
certamente vou comprar uma curvy, pq nada melhor do que ter a “minha” boneca :)
28 de janeiro de 2016 - 15:01
Ai gente, cheguei a me arrepiar!
AMEI TODAS!!!
02 de fevereiro de 2016 - 22:42
<3 Tb amei e já quero comprar haha
28 de janeiro de 2016 - 16:02
Muito boa essa notícia, as meninas precisam ser= ver representadas!! Bjsa
02 de fevereiro de 2016 - 22:43
Com certeza, Elaine! Já é um passo, né? :)
28 de janeiro de 2016 - 18:13
Eu sabia que esse dia chegaria! E sabia tbm que não demoraria muito =D voilá, estão aí =) quero várias ^^
02 de fevereiro de 2016 - 22:41
Eu achei que isso nunca ia acontecer, sabia?! Mas fico mto feliz de ter errado :) Tb quero algumas <3
28 de janeiro de 2016 - 18:48
Muito legal ter bonecas que representem todas as etnias. Recentemente também foi divulgada uma linha de bonecas negras, muito parecida com as Barbies, são as Malaville. Elas têm cabelos cacheados e crespos e roupas africanas.
Vale a pena conhecer!
http://www.hypeness.com.br/2016/01/conheca-a-inspiradora-linha-de-bonecas-negras-que-ja-e-sucesso-mundial/
02 de fevereiro de 2016 - 22:40
Nossa, que incrível essa marca nova, Nara!!! Não conhecia, achei demais :) E nem fale, representatividade é muito importante, fico feliz com o pequeno passo que deram.
28 de janeiro de 2016 - 22:44
Assisti ao vídeo assim que entrei na minha página de inscrições do YouTube cedinho, foi uma das primeiras coisas que fiz no dia, e chorei um bocadinho com o que a cada menininha falava. Estava doida pra esse dia chegar, sabia que ele seria lindo assim, mas vivê-lo é melhor ainda do que imaginá-lo! está cada vez mais legal ser apaixonada por bonecas =D
Eu nunca me senti incomodada pelo corpo da Barbie, nunca quis ser daquele jeito por causa dela e tudo mais, mas não importa como eu me sinto e sim o que isso tudo representa. E representa tanto que mesmo não estando “nem aí” antes foi só ver essa versão “curvy” da Barbie, bundudinha e coxudinha que nem eu, que entrei direto no site para ver qual delas poderá vir a ser minha mini-me. Representatividade importa mais do que a gente imagina.
Amei todas. Tô feliz, hahahaha!!
ps.: na hora que vi a notícia pensei “vai sair no just Lia, certeza”!
02 de fevereiro de 2016 - 22:39
Aaawm ♥ concordo com tudo q vc falou, querida. Representatividade importa demais :)
29 de janeiro de 2016 - 11:41
Com certeza comprarei a Petite. Sou super baixinha e adorei a boneca!
02 de fevereiro de 2016 - 22:30
Muito legal, né?! Eu tb vou querer comprar algumas haha :D
29 de janeiro de 2016 - 11:47
Estou achando essa historia linda, principalmente por saber que foi um movimento social de aceitação e orgulho do próprio corpo que influenciou a marca e não o contrário.
02 de fevereiro de 2016 - 22:29
Tb achei a novidade maravilhosa! <3 Beijo
30 de janeiro de 2016 - 19:52
Lia! Acho que eles se inspiraram no seu site Dolls! Olha a foto com todas juntas, se não lembra suas bonequinhas!!!! Adorei a diversidade!
02 de fevereiro de 2016 - 22:29
<3 <3 Lembra mesmo, Bib’s!
26 de fevereiro de 2016 - 22:35
achei muito bacana uma marca tão importante e influenciadora fazer isso, arrasaram
[…] só era representada branca, loira e magra – percebeu que a sua imagem imutável já estava datada. E percebeu também que não incluir significa ficar para trás. Agora a Barbie também é negra, […]
[…] ➳ Representatividade importa, até em uma Barbie […]
[…] um ano e meio atrás eu contava pra vocês que a Barbie tinha ganhado 3 novos formatos de corpo. O sucesso dessa inovação rendeu agora 2 variações de corpo pro boneco Ken! Além da opção […]