A canga, essa peça que já é praticamente sinônimo de praia e verão, é extremamente versátil, até quando ela é usada fora da areia. O item recebe diversos nomes, mas no fim das contas todos significam a mesma coisa: um retângulo ou quadrado de tecido fino e fresquinho sem costuras que você pode amarrar de vários jeitos. Canga, pareô, saia pareô, panneaux, sarong… As origens podem até ser diferentes, mas o significado é o mesmo.
Com essa vibe mais praiana, não restam dúvidas de que a canga é uma peça perfeita para vestir no calor, com biquíni ou maiô para ir à praia ou piscina, e também com blusas para usar no dia a dia. Como os tecidos das cangas costumam ser bem fininhos, fique atenta à transparência, se for o caso é só colocar uma calcinha da cor da sua pele mais compridinha, estilo shortinho.
Com certeza o destaque das cangas é a infinidade de amarrações que dá para fazer com a peça. Mini-saia, saia no joelho, saia midi, saia longa, macaquinho, colete, kimono, vestido com amarração no pescoço, vestido com uma alça só e, claro, o vestido sem alças (vamos nos acostumar a não usar mais o termo “tomara-que-caia”?). Além dos comprimentos, também dá para brincar com as fendas e colocá-las de lado, na frente, atrás e amarrá-la em nós, laços e torcidinhos. Ah, e dá para jogar na areia e deitar em cima! Será que essa é a peça mais versátil que a humanidade já fez?
As cangas compradas naqueles carrinhos de praia têm um tecido bem característico e geralmente suas estampas lembram bastante essa estética da praia, mas muitas marcas fazem itens mais refinados, com tecidos e estampas elegantes, tornando a canga um item de moda para ser usado em outras ocasiões que exigem um look mais arrumadinho, sabe? Como os tecidos das cangas são bem fluidos, você pode marcar a cintura com um cinto caso queira deixar a peça mais acinturada.
Já está aí imaginando o tanto de coisa que dá para fazer com a sua canga? Para te ajudar, selecionamos algumas ideias de como usar o pareô na praia, na piscina, para ir a um almoço ou até mesmo para um evento mais chique. É só continuar rolando a tela!
1. Canga como mini-saia
2. Canga como saia no joelho
3. Canga como saia midi
4. Canga como saia longa
5. Canga como vestido
Bônus: 6 amarrações de canga – por Layla Monteiro
Esse vídeo da Layla Monteiro ensina o passo a passo de 6 amarrações bem legais que ficar super estilosas. Dá o play para conferir!
15 de outubro de 2020 - 22:18
Adorei a inclusão do video, achei inovador para o formato de post
16 de outubro de 2020 - 13:05
Tentei algumas das amarrações desse vídeo e me frustrei. Só funcionam para gente magra (ou se eu tivesse o dobro de pano).
18 de outubro de 2020 - 14:08
eu amo amarrar cangas de formas diferentes