Ainda estávamos hospedados em Quioto quando resolvemos ir pra cidade de Nara. A viagem até lá é bem tranquila e rápida, a gente pegou um trem na Estação de Quioto e acho que em cerca de 40min estávamos em Nara!
Além dos templos lindos, o Todai-ji tem umas estátuas imensas de tirar o fôlego. O encanto da cidade fica por conta dos fofíssimos veadinhos espalhados pelo Parque de Nara, eles são o símbolo da cidade e você encontra doces, brinquedos e bibelôs temáticos.
Conta a lenda que o deus Takemikazuchi chegou para proteger a cidade recém construída montado em um veado branco. Por isso os cervos são considerados sagrados lá. A cidade era conhecida como Heijō-kyō e era capital do Japão na época em que a lenda surgiu.
Kofuku-ji
A primeira coisa que fizemos em Nara foi a visita ao templo Kofuku. Uma das construções dele abriga vários tesouros nacionais, incluindo uma estátua do Buda de 2,55 metros em bronze. Além disso, lá tem 2 pagodas e 2 halls octagonais super bonitos. Nesse e no outro templo que visitamos em Nara, haviam guias (gratuitos) japoneses loucos pra treinar o inglês. Então eu tava parada vendo alguma coisa, aparecia um senhorzinho querendo me contar alguma coisa! :D
Todai-ji
O nome significa “Grande Templo Oriental” e por muitos anos sua construção principal foi a maior estrutura de madeira do mundo. Dentro dele fica o Daibutsu, o grande buda de bronze (o maior do mundo), que na época em que foi feito (ano de 752), quase faliu a economia do Japão por conta da quantidade de bronze usada em seus 15 metros e 500 toneladas. Deu pra sentir que por lá é tudo grandioso… Lá haviam também as mais altas pagodas do Japão (aquele templo alto, ~empilhadinho~), mas não sobreviveram à terremotos.
Outras estátuas:
– O bodisatva (um estágio antes de se tornar Buda) dourado na esquerda é Nyoirin-kannon (Avalokiteshvara), que representa a suprema compaixão de todos os Budas
– O bodisatva dourado na direita é Kokuzo (Ākāśagarbha), que representa a sabedoria do Buda que permeia o universo
– A estátua de pé da esquerda (com um pincel na mão) é Komokuten, Guardião do Oeste
– A estátua de pé na direita (com uma pagoda na mão) é Tamonten, Guardião do Norte
– A estátua ~feia~ coberta com uma capinha vermelha é Binzuru, o discípulo não obediente do Buda, que fica de castigo do lado de fora do templo. Se você sofre algum mal em algum lugar, esfregue a mão na parte correspondente da estátua que ele concederá cura.
Kasuga Shrine
Não entramos nos templos, mas as 3000 lanternas de pedra que ficam na redondeza são impressionantes.
Parque de Nara
O Parque de Nara é imeeeenso e dentro dele ficam os dois templos que a gente visitou e que falei acima. Por todo o parque estão espalhados mais de 1.000 veados, com avisos de “cuidado” pois eles podem morder ou dar coices. Existem várias banquinhas vendendo sembei (aquele biscoito japonês de arroz), que você pode dar para os cervos. Eles gostam demais dos biscoitos e quando ~desconfiam~ que você tem sembei, de empurram ou mordem (de levinho ihihiih) pedindo! ♥
Tem uns que são muito nenéns! Os chifres dos veados machos adultos são cortados para não machucarem ninguém, já que eles ficam soltos até pelas ruas. Eles esperam o chifre crescer e há até uma cerimônia para esse corte.
05 de maio de 2014 - 08:28
Ai Lia, esses veadinhos são muito kawaiiii!!! Muita vontade de conhecer o Nihon, quem sabe um dia conhecerei as terras dos meus avós… Adoro sembei com otchá (chá em japonês)! Perfeito pra uma tardezinha….
Beijos, Erika/SP
05 de maio de 2014 - 08:49
Estou a cada post mais apaixonada pelo Japão, a riqueza dos detalhes de cada templo e estatuas. Fiquei chocada com a quantidade de bronze que usaram, OMG, hehehe.
Me deu uma pena dos veadinhos, mas é para o bem dos turistas e deles neh?! Quem iria se dar muito bem ai, seria o Elliot do Bicho Vai Pegar, ele vive com um chifre quebrado! rsrsrs
Adorei o Look do Dia do Dani, brincadeira! =D
Beijão Lia,
05 de maio de 2014 - 12:40
HAhah é verdade!!! Mtos cervos perdem chifre em brigas ou caças, quando o chifre está em crescimento completo não dó cortá-lo, pois não tem corrente sanguinea mais.
05 de maio de 2014 - 09:32
Esse Binzuru não tem as pernas né? Fiquei olhando para ver se ele estava com as pernas cruzadas… Sacanagem, se a pessoa tiver problema no joelho nem pode tentar passar a mão para ver se resolve…
Eu gostei daquele vídeo que você postou no Instagram, mostrando quando deu comida para eles. Estava muito fofinho, tanto eles quanto você alimentando!
Vendo os bichos de vários tamanhos lembrei de um episódio dos Simpsons (o que a Lisa vira vegetariana), eles estão vendo umas ovelhas e cada vez que vêem um menor que o anterior ficam falando ‘awnnn’, aí um grande tenta a atenção -depois de terem visto o filhotinho- entrando na frente, o Homer empurra e fala: sai daí feioso.
Não dá para resistir aos pequenos!
05 de maio de 2014 - 12:38
A perna dele é essa parte debaixo dobradinha! Dá pra achar facil o joelho nas laterais! duro é se o problema for um dedinho do pé kkkk
05 de maio de 2014 - 11:33
Ownt que post mais fofo!!! Como prestar atenção em qualquer outra coisa com tantos cervos lindos??
Ótimas fotos!
05 de maio de 2014 - 11:40
Tenho que ir logo pro JP procurar esse Binzuru e resolver meus problemas, passar a mão na cabeça pra ver se ele me cura dessa minha cabeça de vento, vai que cola! hauhauahauhuahaha Os veadinhos são a coisa mais fofinha, mas fiquei com dó disso de tirarem os chifres T_T
05 de maio de 2014 - 12:37
haiuahuihaa curar cabeça de vento é ótimo!!!
Sobre os chifres, eles esperam um momento em que cresceu e não passa mais circulação sanguinea, por isso não dói o corte e deve até dar um alivio no peso da cabeça. Mas de qq forma, não deve ser nada agradável ser cortado
05 de maio de 2014 - 12:51
Desse país eu só conhecia a culinária que, aliás, sou a maior fã. Mas não conhecia mais nada a respeito do Japão, por isso estou amando os seus posts dessa viagem. É tudo TÃO diferente, um choque cultural aterrizar ai.
Bjs!
Blog – Pegando Meu Rumo
05 de maio de 2014 - 15:14
Enquanto isso, eu fico aqui babando com as fotos, morrendo de vontade de viajar kkkk
http://bbyme.com.br/
05 de maio de 2014 - 15:15
QUe sonho essa viagem! Tudo tão lindo! E paisagens totalmente diferentes das que somos acostumados a ver no Brasil, né? Viajar é mesmo uma das melhores coisas nessa vida! Amei as fotos e esses veadinhos, que são fofos demais!!!
05 de maio de 2014 - 16:24
Oi Lia! Depois desse post fiquei com muita vontade de comentar aqui algo que já pensei diversas vezes.
Eu gosto muito do seu blog porque ele parece (e acho que realmente é) feito com muito carinho, de verdade. Eu nunca vi aqui um post que fosse só por fazer, entende? É o que acontece em quase todos os outros blogs que leio. As blogueiras vez ou outra devem ficar sem muito tempo ou vontade e acabam fazendo alguma coisa mais ou menos. E aqui é sempre tudo impecável. Até mesmo naquele publipost da Vigor, que outras sla quantas meninas também fizeram, foi o seu que soou mais sincero, sabe?!
Parabéns, viu! Que você tenha ainda mais sucesso e que possa sempre alcançar cada um dos seus objetivos!
Beijos ;*
05 de maio de 2014 - 17:59
A cada dia que passa, tenho mais vontade de ir no Japão <3
05 de maio de 2014 - 21:56
Amei o veadinhos ♥ hehe. Fico imaginando o quão incrível é conhecer um lugar tão cheio de histórias e significados. A grandiosidade disso tudo deve ser de impressionar.
06 de maio de 2014 - 02:56
Que fofinho os viadinhos *-* Não fazia a minima ideia q podia existir um parque assim,cheio deles
09 de maio de 2014 - 17:59
Lia, vou ao japão em agosto e estou adorando as suas dicas. Em outros blogs que li, vi que alguns templos cobram entrada. Como estou planejando cada passeio (leia-se ‘contando cada iene’), você poderia me dizer quais cobram entrada e os preços (se você lembrar)? Morro de medo de ir sem planejamento e passar necessidade, e o pior sem poder me comunicar! Abraços
09 de maio de 2014 - 18:01
Lia, vou para o japão em agosto e estou acompanhando cada post seu. Adorando as dicas e informações. Vi em alguns blogs e sites que alguns templos cobram entrada. Como estou planejando o roteiro (leia-se “contando cada iene”), gostaria de saber se você lembra os que cobram e os valores. Obrigada. Abraços
09 de maio de 2014 - 21:02
Desculpa a mensagem duplicada. Deu um erro aqui e eu reescrevi! rsrsrsr
[…] Depois desse monte de foto, espero que eu tenha conseguido passar pra vocês um pouquinho de tudo o que eu vivi por lá. Quem também fez um post muito legal quando visitou a cidade foi a Lia, clique aqui para ler! […]