Senta que lá vem história! :) Muitas vezes, usamos algumas coisas apenas pelo seu senso estético – ignorando, muitas vezes, o significado incrível que há por trás da origem do objeto. É o que acontece com o filtro dos sonhos, que aparece no post de decoração de hoje. O filtro dos sonhos, também conhecido por caçador de sonhos ou apanhador de sonhos, é um amuleto que foi criado pela tribo norte-americana Ojibwe – localizados quase na divisa entre os Estados Unidos e o Canadá.
No seu livro, a etnógrafa americana Francis Densmore explica que o filtro dos sonhos era pendurado principalmente em cima dos berços das crianças (ó que fofo!), para capturar os sonhos ruins e mantê-los longe das mentes protegidas. Assim, os sonhos bons poderiam passar livremente pelo buraco que fica no centro do filtro e entrarem nos sonhos das crianças. Não só as crianças, mas os adultos também tinham apanhadores pendurados em cima de suas camas. O ideal é deixá-lo perto de uma janela, pois assim, quando o sol bater, vai purificar o filtro.
Com o casamento entre pessoas de tribos diferentes, a ideia do filtro dos sonhos foi se espalhando por diversos povos, por isso há muita confusão sobre a origem verdadeira dele. Lá pelas décadas de 1960-1970, o conceito foi ainda mais expandido, como uma forma de conservar a tradição da espiritualidade. E foi nesse período que surgiram as mais diversas interpretações e variações do objeto.
O filtro dos sonhos original, feito pelo povo Ojibwe, é composto de um aro feito com vara de salgueiro-chorão, fios que vão formando uma espécie de teia de aranha e penas de aves. Para a tribo, pena de coruja significava sabedoria (usada principalmente pelas mulheres) e a pena de água significava coragem (usada principalmente pelos homens). O aro do filtro representa como o sol e a lua viajam através do céu. Outros itens também eram pendurados e tinham diferentes significados.
Enquanto alguns indivíduos e grupos nativos americanos sentem que a comercialização de apanhadores de sonho é um desvio infeliz de tradições espirituais (muitos itens dos filtros foram substituídos por outros mais baratos e de fácil acesso no comércio), outros estão ativamente envolvidos em sua fabricação e venda. Se você quiser comprar um apanhador dos sonhos verdadeiro, feito por nativos americanos, é só vir no DreamCatcher (eles entregam em todo o mundo!). Se não, bom, pelo menos você já sabe de toda a história. ;)
28 de abril de 2015 - 09:44
Que legal, não conhecia a parte histórica sobre ele. Morro de vontade de ter um!
28 de abril de 2015 - 10:09
Tenho vontade de abraçar os filtros dos sonhos que vejo por aí hehehehehe além de lindos, o significado deles é muito amor <3 http://simsemfrescura.blogspot.com.br/
28 de abril de 2015 - 12:06
Gente! Meu quarto! Que honra! <3
28 de abril de 2015 - 14:54
ai eu tenho um que minha prima fez. é lindo e eu adoro. diminuiu mt meus pesadelos à noite.
http://www.comoserdiva.com
28 de abril de 2015 - 16:01
Sempre tive vontade de ter um! rs
Ele passa uma sensação de calma, não sei porque. Acho que por guardar nossos sonhos, a gente acaba se sentindo tranquila. :D
28 de abril de 2015 - 16:30
Simmm! Me sinto da mesma maneira, Sybylla! <3
28 de abril de 2015 - 17:46
Oi Gabi!!
Eu amo dream catcher!! Tenho um lindo que meu namorado trouxe dos eua. Já conhecia a história, por isso pedi pra ele. Ele fica na minha janela. *-*
Amei o post!
http://www.giselyfernandes.com.br/
Beijinhos ♥
28 de abril de 2015 - 18:51
Eu tinha um no meu quarto que eu amava <3
28 de abril de 2015 - 19:48
Amei conhecer a história por trás dos filtros dos sonhos.
xD
28 de abril de 2015 - 21:48
Eu tenho medo de filtro dos sonhos! Isso porque comprei um quando tinha uns 16 anos e deixei no meu quarto, já sabendo de toda a história e tal. Mas aí eu comecei a ter pesadelos, muitos, um atrás do outro! E só foi parar quando resolvi jogar o meu ‘filtro dos sonhos’ fora :O Não é muito sinistro? Por isso que tenho medo até hoje, ahauhaa! Muito esquisito.
29 de abril de 2015 - 20:35
Ahhhh muito legal a história! Adorei. Eu tinha um brinco, agora queria experimentar ter um desses para ver se acontece algo de diferente, quem sabe atrair mais sonhos bons?