Há sempre uma dúvida quando falamos em coisas retrô e vintage – e, por mais que não possa parecer, os dois são diferentes. Quer saber o que os distingue? Nós explicamos!
Vintage se refere aos objetos antigos, que vieram da década de 50, 60, 70… Geralmente eles são mais caros, por serem artigos originais e de ótima qualidade, e você consegue encontrá-las em antiquários.
Já retrô se refere aos objetos que foram apenas inspirados nas décadas passadas, eles são uma releitura dos itens vintage. Por isso, quando falamos em retrô nos referimos a peças novas que têm aparência de antiguinhas.
É bem caro montar uma decoração toda vintage, mas você pode aproveitar que o mood retrô é um dos queridinhos da decoração e investir. Roupas de cama, capas de almofada, tapetes e cortinas com estampas geométricas podem dar o clima do cômodo.
Móveis com pés palito, cor de madeira, cores vibrantes, pôsteres e objetos inspirados em outras décadas. Em relação aos móveis, você encontra algumas opções na Desmobilia e na Meu Móvel de Madeira. No Submarino há vários itens para casa (olha esse rádio, que fofo!) e no Free Vintage Posters você encontra imagens de propagandas antigas para pendurar pela casa. ;)
27 de outubro de 2015 - 11:20
Amei a inspiração, amo decoração retrô, além de passar um ar antiguinho, sabendo usar ela passa um ar bem divertido, adoooro!
Beijo
03 de novembro de 2015 - 15:53
Com certeza, Neyara! Ainda mais se misturar alguns objetos mais moderninhos, fica bem divertido :)
27 de outubro de 2015 - 11:34
Acho incrível esse tipo de decoração com um ar retrô. Embora pareça um pouco carregado, eu acho que acaba tornando ambiente mais aconchegante, e consequentemente, aumentando o bem-estar de quem o frequenta. Ótimas sugestões, Gabi!
//
Gema de Ovo | Decoração, DIY & Ilustração
27 de outubro de 2015 - 15:53
Melhor definição da vida! Também acho um pouco carregado, mas não chega a PESAR ne?! Beijo
27 de outubro de 2015 - 12:34
e eu que não sabia a diferença dos dois? Adorei.
03 de novembro de 2015 - 15:53
Hauhaua acho q poucas pessoas sabem essa diferença mesmo, né?! É mais comum confundirem :)
27 de outubro de 2015 - 13:28
Não sabia a diferença entre retro e vintage, achava que era a mesma coisa. Obrigada pela informação.
Acho lindo tudo que remete ao antigo.
Adorei o post.
Beijos.
03 de novembro de 2015 - 15:57
É normal confundirem mesmo, Jana :) E as decorações retrôs são bem charmosas, né?
27 de outubro de 2015 - 14:59
Adooooooooorei a decoração. Eu achava que retro e vintage eram a mesma coisa hahaha
Beijs, http://loveiscolorful.com
03 de novembro de 2015 - 15:58
Hauhaua é normal confundirem mesmo, Bárbara! Beijo
27 de outubro de 2015 - 15:03
oi liaa, eu acho muito fofo mas nao faz o meu estilo, talvez o pinup é o mais proximo que eu poderia copiar, mas so porque adoro bonecas haha mas é uma fofura liaa <3
lia, me visite tambem:
http://www.gylvaniaevans.com
03 de novembro de 2015 - 16:00
Oii Gil! É questão de gosto mesmo :) Obrigada pelo comentário <3
27 de outubro de 2015 - 15:28
Oi Gabi! Sou historiadora, e as informações que você passou neste post estão completamente erradas. Vintage e retrô não dizem respeito a originalidade, ou se é inspirado. Diz respeito a época a qual eles remetem, independente se foram produzidos a 40 anos ou a um. Vintage é uma palavra francesa, que remete aos anos 20. Com a recessão econômica pré e pós Segunda Guerra Mundial, as pessoas voltaram a utilizar seus objetos e roupas antigas, da década de 20, e em tempos de crise acabou virando moda. Por isso que vintage = anos 20. Já o termo retrô remete aos anos 50 e 60. Estas duas décadas são consideras os anos dourados, pois foi um momento em que as pessoas puderam voltar a consumir e recuperaram seu poder de compra, e por isso a estética desta época é tao diferenciada.
27 de outubro de 2015 - 15:52
Oi Mariana!
Vintage é uma palavra originalmente usada pra se referir à boas safras de uva, significa “uma boa colheita do passado”. Mais tarde foi adotada pelo mundo da moda pra se referir à peças que vêm do passado. Originalmente inclusive, peças que fossem de grife e antigas, mas a gente abre esse leque para qualquer coisa antiga.
O retrô é a RELEITURA do vintage. A Gabi explicou de forma fácil os dois conceitos, foi assim que eu aprendi nas aulas do João Braga, um dos maiores especialista em historia da moda e da ciência que temos no Brasil :) Sei que o retrô também se aplica a coisas que tem cara de velhas e são do passado, não necessariamente antigas. Como um jogo de videogame que já ficou consideravelmente ultrapassado. Beijo!
27 de outubro de 2015 - 17:27
Lia gosto dos dois estilos, mas acho o vintage com um ar mais romântico, talvez por serem os objetos originais. Tenho a impressão de que quando eles fazem o retro, eles puxam mais para os anos 80 e trazem um ar rock and roll.
Adorei as inspirações… Um beijo!
http://www.casarsemdesleixar.com.br/
28 de outubro de 2015 - 09:55
Eu adoro coisas retrô e meu sonho é ter uma casinha e decorar assim toda estilo antigo!
03 de novembro de 2015 - 16:02
Hoje em dia dá pra encontrar tanta coisa com esse ar retrô! Sua casa vai ficar linda :D
28 de outubro de 2015 - 10:55
AAAAI! Meu sonho quando tiver minha casinha ser assim vintage ♥♥♥
03 de novembro de 2015 - 16:02
Haha vai ficar parecendo casa de boneca <3
29 de outubro de 2015 - 18:38
Na casa da minha irmã tem vários objetos vintage e aí eu brinco falando que parece um museu
03 de novembro de 2015 - 16:01
Hahauahua ela tem coisas antigas mesmo? Que legal kkkk
[…] letras iluminadas na decoração de interiores são uma mistura de estilo industrial com inspiração retrô nos antigos letreiros de cinema e teatro. Elas aparecem tanto nos quartos dos adultos quanto nos […]
[…] Acho que a penteadeira é um sonho pra muitas mulheres, né? Ter esse espacinho para cuidar da gente apenas, esquecer do resto e pensar só no nosso bem estar e auto-estima. E além de tudo, é um cantinho especial e lindo – pode sim virar decoração e ajudar a compor o cômodo. Para quem gosta de um ambiente girlie e romântico, uma boa escolha é um modelo de penteadeira vintage ou retrô (a gente já explicou a diferença aqui!). […]