Antes de voltar a falar um pouco mais sobre o desafio de organizar um casamento, quero dizer que li todos os comentários da postagem anterior e no Facebook também – obrigada a todos pelo carinho! Lendo os comentários percebi que muitas leitoras disseram ter dúvidas sobre como dimensionar o casamento. Por isso, antes de falar sobre o local da festa, achei melhor falar um pouco mais sobre isso.
A dimensão do casamento depende de basicamente um fator: grana. É super importante que os noivos definam o quanto podem ou querem gastar, e para isso é preciso identificar os principais fatores que influenciam diretamente no preço final da festa.
Número de convidados
Uma leitora perguntou o quê de fato define que um casamento será um mini wedding, e a resposta é simples: especificamente para esse conceito o que define é número de convidados – no máximo 80. Isso porque a ideia do mini wedding está diretamente relacionada à quantidade de pessoas, e não ao valor investido na festança. Por exemplo: um mini wedding para 80 pessoas com um serviço de alimentação requintado pode custar muito mais caro do que uma festa para 200 pessoas com um serviço de coquetel apenas. Por isso não dá para usar o valor investido como parâmetro para a definição do formato.
O número de convidados influencia diretamente no orçamento. Todos os serviços dependem dessa informação para calcular o preço. O buffet, os convites, as lembranças, os doces, o bolo: todos utilizarão o número de convidados para precificar seus serviços. Até fotografia e filmagem fazem esse cálculo, sabiam? Isso porque para uma festa com 80 convidados a equipe e o equipamento são diferentes dos utilizados em casamentos para 300 pessoas, por exemplo.
No caso da Lia e do Dani, a opção por mini wedding não foi exatamente por causa da questão financeira, mas sim por um desejo dos dois de realizar uma celebração bem intimista e reservada apenas para a família. Mas isso não faz com que a celebração seja menos especial ou detalhista, os dois estão participando ativamente da escolha de TUDO! Acho isso o máximo, porque o casamento é deles e nada mais certo do que tudo ter exatamente o estilo dos noivos.
O Local
O ideal é que a cerimônia seja feita na cidade onde pelo menos um dos noivos (ou uma das famílias) mora. Fazer um casamento em uma cidade diferente pode acarretar custos extras como hospedagem e traslado dos convidados. Se for inevitável escolher uma cidade diferente, os noivos devem considerar arcar com esses custos extras ou, caso contrário, deixar bem claro aos convidados que eles terão que desembolsar mais uma graninha além do presente, da roupa, do make & hair etc.
Casamentos com cerimônia na igreja e recepção em um buffet tem o valor duplicado de locação do espaço e decoração. Caso o bolso dos noivos suporte isso, ótimo. Caso os noivos não se importem tanto em realizar a celebração numa igreja ou templo e a ordem seja economizar, vale a pena pensar em fazer a cerimônia e a recepção no mesmo lugar. Hoje em dia os principais buffets já tem uma área destinada às cerimônias e oferecem uma estrutura mínima para isso. E os principais líderes religiosos, que antigamente não costumavam realizar casamentos fora de seus templos, também já se adaptaram à realidade atual. O cerimônia de casamento da Lia e do Dani será no mesmo local da recepção, o que é também bastante cômodo para os convidados.
O buffet
O tipo de alimentação que será servido aos convidados influencia, e muito, no valor final da festa. Na verdade, a gastronomia é um dos itens mais caros no orçamento de um casamento. Por isso, definir qual será o tipo de serviço e o que será servido é uma das primeiras decisões a serem tomadas.
Se a grana estiver curta, uma boa solução é servir montar uma linda mesa de doces e servir o tradicional bolo e champanhe. Não fica caro e pode ser feito no salão da igreja onde acontecer o casamento ou no jardim de casa, por exemplo. E para aqueles que acham que “fica chato só servir isso”, uma dica: melhor fazer algo mais simples porém bem feito, do que querer fazer algo maior do que o possível e fazê-lo de qualquer jeito.
Agora, se dá para investir um pouco mais na comida, as opções são muitas e também variam muito o preço: coquetel, festival de massas ou risotos, almoços, jantares... Hoje o mercado de alimentação para casamentos é vasto e riquíssimo de opções – tem para todo tipo de gosto e de bolso. A Lia e o Dani optaram por realizar a cerimônia e a recepção em um bistrô muito charmoso em São Paulo. Eles degustaram cada item do menu e escolheram a dedo desde os drinks até o ponto de cozimento do peixe. Em outro post falarei mais sobre isso. :)
Os demais serviços
Para dimensionar um casamento de forma adequada é preciso considerar, também, o valor que será investido nos demais serviços: decoração, fotografia, filmagem, doces, bolo, vestido da noiva, roupa do noivo, lembrancinhas, lua-de-mel, dia da noiva, DJ ou banda, sonorização, gerador de energia, locação de móveis etc. etc. etc. e mais uns 3 etc. É preciso detalhar muito bem, item por item, o que se terá de gastos. Por isso, eu sempre digo que é preciso pesquisar muito bem os fornecedores e ter algumas opções e orçamentos para escolher. E defina seu critério: custo do serviço ou qualidade. Nem sempre o mais caro é o melhor, mas quase sempre o melhor não é o mais barato.
Afinal, quem paga o quê?
Nos costumes do Brasil, a família da noiva paga a festa e a família do noivo assume a lua-de-mel. Mas hoje isso não é mais uma regra e cada dia mais vemos noivos que acabam assumindo boa parte dos custos da celebração. Se os pais forem pagar a festa, o ideal é que haja um consenso entre os envolvidos, de modo que todos estejam confortáveis com as definições: tanto os pais que estão bancando, quanto os noivos que são, de fato, o motivo da festa. No caso de os noivos arcarem com os custos, o ideal é que haja um acordo prévio sobre o valor a ser investido e como arcarão com a despesa. Isso depende muito do modo como o casal leva a vida financeira: alguns mantém as rendas separadas, outros juntam a grana e tem um orçamento único. Seja como for, a regra de ouro para isso é: o combinado não sai caro. Deixem sempre tudo muito claro e lembrem-se de que um passo maior do que a perna pode levar a um tombo. E ninguém quer começar uma vida a dois tendo que se reerguer, né?
“MAIM MIM COVIMDA KI EO JA TO PIRONITU PA TI LEIVAI PUR AUTAIRI PAR VOSSE CAZA CO PAPAIM!!111”
Tippy Camargo
Contatos Lu Carniti Consultoria em Eventos: lu@lucarniti.com.br e lucarniti.com.br
Imagens Shutterstock (talheres e prato + detalhes + arabescos +convidados + coração)
27 de agosto de 2013 - 20:27
Owwwwn Essas fotos tão uma graça! E o Tippy de gravata! *-*
27 de agosto de 2013 - 20:31
vou levar infinitos posts pra me cansar de todo esse romantismo ! e não me canso de desejar ainda mais amor !
27 de agosto de 2013 - 21:26
Tô do mesmo jeito <33 hhahhah
27 de agosto de 2013 - 20:31
AMEI!!!
A cada post fico mais ansiosa pra ver esse casório o/
Tippy lindo, gordo e fofo *————* <3
Beijossss
http://sonhandoacordada.com/
27 de agosto de 2013 - 20:33
Lia 80 pessoas não é nem o começo da minha família rsrsrs
Parabéns!!!!
Que Deus ilumine suas escolhas e seu casamento. Bjos
28 de agosto de 2013 - 00:11
HAhaha Jéssica, minha família de primeiro grau e a do Dani vão caber aí, os outros graus infelizmente, ficam pra festa de outro primo!
27 de agosto de 2013 - 20:55
O post ficou bastante esclarecedor. Estou gostando desta “série” – apesar de nem sonhar em casar por enquanto hahah
As fotos ficaram lindas!! =)
27 de agosto de 2013 - 20:55
MAMAIM KI COIZA LINDJA VUXÊSSSSSS KKKKKKKKKK Adorei o post, Lú! *-*
27 de agosto de 2013 - 20:57
Que belezinha vc e o Dani Lia! Muito feliz por vcs!
27 de agosto de 2013 - 20:57
Lia,
E esse vestido lindo? =D
28 de agosto de 2013 - 00:10
É de uma coleção meio antiga da Farm! Fofo né?! Parece roupa de fada kkk Pena q na foto não apareceu a saiona de tule
27 de agosto de 2013 - 20:58
Você lê o post e fica suspirando e imaginando o casamento do sonhos… aí pá uma foto LINDA E FOFAAAA do tippy de GRAVATA. Até esqueci do que se tratava o post hahahah, brincadeira, amei o post dá uma vontade de casar… *-*
28 de agosto de 2013 - 00:13
Achei q o post merecia um gran finale kkk
27 de agosto de 2013 - 20:59
Lia, parabéns! Que lindo casal, que vocês sejam MUITO felizes nessa nova etapa da vida de vocês!
Acompanho seu blog desde o começo, mas acho que nunca comentei (preguiça pura, rs). Vou aproveitar para dizer que é notável a sua dedicação em cada detalhe do blog (das postagens, do conteúdo, das fotos, dos links, etc) e por isso ele se torna tão MARAVILHOSO!
Parabéns pelo trabalho, que você continue sempre assim, super fofa e super dedicada!!
Beijoooooooos de uma fã!
27 de agosto de 2013 - 21:01
Ai que fofos, parabéns!!! o/
O Tippy é muito amor. :3
27 de agosto de 2013 - 21:02
Ai que fotos maravilhosas! Otimas explicaçoes, Lu! Muito util pra quem vai casar. Queria ter te lido antes do meu casamento.. Hehehe
Tippy como sempre fazendo sucesso. Mas apaixonei com a Mimmy aninhada! Sou a favor dos filhos irem ao casamento!
27 de agosto de 2013 - 21:04
Olha o comentário do meu namorado: Não existe o nano wedding?
Rsrsrs
esses meninos…
27 de agosto de 2013 - 21:04
Parabéns ao casal e muitas felicidades…
Com certeza a cerimônia vai ser linda e inesquecível.
Tippy vai ser convidado de honra!!! ;)
Já está até pronto!! Fofo demais!!
;)
27 de agosto de 2013 - 21:05
<3
27 de agosto de 2013 - 21:05
Parabéns! por experiência própria eu digo que mini wedding tem magia! Nosso casamento (meu e meu marido ^^) foi nesse formato para 80 pessoas, recepção e cerimônia no mesmo local e foi lindo, toda a família e amigos mais próximos se emocionaram. Fiquei surpresa como o meu noivo se envolveu nos detalhes junto comigo, e tudo ficou a nossa cara. Para quem pensa que o mini wedding não é estressante de organizar e detalhar, comparando ao tradicional, está redondamente enganado, pois para criar o ar de intimidade e identidade requer muito mais atenção a detalhes que antes parecem inimagináveis, mas vale cada noite, cada hora, cada dia!
Felicidades ao casal s2 e sucesso!
27 de agosto de 2013 - 21:07
Nossa! 80 pessoas? rsrs
Cortamos muitos amigos e muitos da família e deu 150 pessoas rs
Meu casamento é em novembro, to em uma correria só.
27 de agosto de 2013 - 21:09
Ficou lindas as fotos :D
Caso eu case estamos pensando em morar junto primeiro como fez vocês, também prefiro algo mais íntimo, apenas para família e amigos mais proximos :D
Vai ser lindo, parabéns.
28 de agosto de 2013 - 00:41
Morar junto é uma delícia! Imagina, eu jamais ia casar sem conviver um tempo, é mto diferente vc viver o dia a dia com as manias da outra pessoa!
27 de agosto de 2013 - 21:25
Muito legal a iniciativa de fazer esses posts. Achei a ideia genial.
27 de agosto de 2013 - 21:27
PS: Amando que tem uma RP escrevendo aqui no blog! :))
27 de agosto de 2013 - 21:28
Tô adorando esses posts! Certamente vou reler todos eles quando chegar a minha vez :)
E coisa mais fofa do mundo esse casal e seus gatinios!! ^^
27 de agosto de 2013 - 21:40
Lia, tô tão feliz por vc! São tantos anos lendo o seu blog que até parece uma amiga próxima que vai se casar!
:)
Mto bom ler essas dicas… creio que daqui a 2 anos será a minha vez e vivo queimando a cuca pensando no que vou fazer. Afinal, por menor que seja a festa, ela tem que ser bem feita. Obrigada pelas dicas e Tudo de bom pra vocês dois! <3
27 de agosto de 2013 - 21:47
Casamento do Aladdin e Jasmine, né! Vocês são muito parecidos! hahah
Amei o Tippy treinando para ser pajenzinho, ohn! Já pode até carregar as alianças. *-*
28 de agosto de 2013 - 00:14
Vc acha Sy?! Pior q eu tenho olhao e ele é mestiço, teoricamente deviamos ser diferentes! kkk Acho q a convivencia deixa os casais meio parecidos.. :) Já pensou esse gordo com as alianças? ai ai, se fosse cachorro eu até tinha esperanca
27 de agosto de 2013 - 21:49
*Suspira* Fotos lindas, dá pra ver a felicidade de vocês! Tô amando todos os posts sobre o assunto, porque a gente entende melhor como tudo é feito e até sente que tá fazendo parte dos preparativos. :D Mas me desculpe pela sinceridade: o Tippy roubou a cena com essa última foto de gravatinha! Ai meu coração de Felíciaaaa. *o* Como você não esmaga esses gatinius, Lia? Eu esmago o meu e por isso ele odeia colo. .__. HAHA
27 de agosto de 2013 - 21:52
Que lindas essas fotos *-*
27 de agosto de 2013 - 22:20
Ahhh, agora sim entendi o mini-wedding ;) Obrigada garota!
27 de agosto de 2013 - 22:32
Lia, você e seu noivo formam um casal muito lindo!!! Vocês se parecem muito, imagino já a fofura que será a futura Liazinha ou Liozinho! :xxx Hihihihi! Vocês são lindos juntos, e o sorriso de vocês dois não tem igual!!!!!!
Lindos!
Ah, amei o comentário do gatinho!!!! :3
27 de agosto de 2013 - 22:33
Estou empolgadíssima com os posts sobre o casório e adorando esses “detalhes” fundamentais que são dispostos. Mas quero a família gato inteira na próxima foto, haha.
28 de agosto de 2013 - 00:43
ai nat! Se vc soubesse o tanto que a gente tentou hahaha
Mas eles não quiseram, ate rosnado eu ouvi!
27 de agosto de 2013 - 22:35
Que lindos!
Depois que vocês casarem, acho válido fazer um programa no canal do Youtube do tipo “Uma noiva para Tippy” hahahahaha
27 de agosto de 2013 - 22:46
Ju, acredita que existe? Não necessariamente com esse nome… hihihih… Mas há uma tendência em casamentos mega privativos com a participação apenas dos noivos e do celebrante! Não sei se essa tendência chegará assim tão extremista no Brasil, já que aqui somos mega festeiros e achegados à família. Mas já pensou que legal uma viagem só com pais e irmãos dos noivos para uma praia bacana, e lá realizar o casamento? E aí, topa? Eu organizo com o maior prazer! :) Beijo!
27 de agosto de 2013 - 22:47
Êeee! Gostei muito do esclarecimento de algumas dúvidas que tinha. Estou gostando bastante dessa nova categoria “casamento” porque… né… Acho que a maioria das pessoas ainda gostariam de se casar um dia.
*ps: Tinha que ter o gatinho junto mesmo! ^^
27 de agosto de 2013 - 23:25
Aguardo ansiosamente meu convite.
HAHAHAHA
Toda a felicidade do mundo a vocês!
http://stripesandbuttonz.blogspot.com.br/
27 de agosto de 2013 - 23:47
não dá para não ficar emocionada, quem te segue e tem carinho pela pessoa que você é, devem estar tão emocionados quanto eu, que você seja eternamente feliz…
27 de agosto de 2013 - 23:56
AMEI o post e com certeza irei ler todos. Casarei no próximo ano e optarei pelo o casamento mais intimista.
Parabéns, linda… desejo ao casal muito amor, respeito e muitas felicidades!!
bjo
28 de agosto de 2013 - 00:22
Adorei a matéria. Não vejo a hora de organizar o meu daqui uns 12 anos hahahaha
28 de agosto de 2013 - 00:58
Estou adorando essa fase de preparativos do casamento da Lia!
Também estou organizando o meu e é realmente uma fase muuuito gostosa!
Beijos
http://casamentofestaeapartamento.com/
28 de agosto de 2013 - 01:45
Lia, por sua culpa, estou voltando no tempo e me lembrando dos preparativos do meu casamento (que, aliás, já completou 3 anos) <3
Através deste 'post de apresentação' já notei que você vai ser super organizada para que tudo saia perfeitamente! E esse é realmente o segredo da perfeição!
E, posso falar, essas fotos suas com o Daniel… São puro amor x)
IMAGINA O RESTO?!
28 de agosto de 2013 - 12:41
Que fotos mais lindas, fofas e tudo (insira aqui mais elogios…). E o Tippy?! Amor demais!
Gostei muito do post e acho que seria interessante (se isso já não estiver planejado…) um post com um tipo de cronograma. Uma lista com tudo o que deve ser definido, e o que precisa ser feito antes. Porque acho que a maioria fica sem saber por onde começar.
Enfim, esses posts sobre casamento vão render muito e tenho certeza que continuarão maravilhosos!
28 de agosto de 2013 - 12:58
Séria bacana mesmo, Lia! Comecei a olhar e planejar esse mês, depois de muito enrolar o noivo!!! Pode isso, Arnaldo?! rs
Tippy ficou lyyyyndo! Vou tentar colocar uma fitinha na Pantera e uma gravata no Faísca! rsrs
28 de agosto de 2013 - 13:23
Lu, estou te adorando! Você escreve de um jeito super acolhedor e me dá vontade de casar agora, já. Lia e Dan, é lindo celebrar o amor de vocês! Felicidades!!!
28 de agosto de 2013 - 13:56
Olá deixo aqui meu contato para as noivinhas de plantão que ainda nao tem um assessora.
Beijos e Muitas Felicidades á Lia.
28 de agosto de 2013 - 17:42
Tô amando essa coisa de Lia casando, gente! HAHAHAH!
Só discordo do mini wedding: acho que você e Dani deveriam casar no Ibirapuera ‘pras leitora tudo’ poder ir! HAUHAUHAUHAUHAUAH!
28 de agosto de 2013 - 18:02
Ai liiia, que lindo tu casaaaando! tô amando ver tudo! :D e muito feliz por você!
28 de agosto de 2013 - 19:11
Tippy Camargo, sempre esbanjando classe e com essa carinha de difícil. Muito lindo !
28 de agosto de 2013 - 20:09
Uma das vantagens de se optar por uma cerimônia intimista, é que a chance de deixar alguém (amigo) ofendido por não ter sido convidado é menor, pois desde já está claro: APENAS PARA A FAMÍLIA! Vcs acreditam q qdo me casei, a dona do salão de beleza q eu frequentava parou de falar comigo pq não foi convidada?!Sendo q minha relação com ela era somente essa, sem amizades… eu, hein… E é pq meu casamento foi super simples.
P.S. Lia, vc nunca esteve tão bonita, está radiante!Ler teu blog até ganhou um ar diferente, sei lá, coisas que o amor faz com a gente!
28 de agosto de 2013 - 20:26
Simplesmente AMEI O POST! Ainda mais porque já sonho vendo essas coisas e com certeza meu casório vai ser mini! Compartilhe tudo com a gente, faizfavô! =D
28 de agosto de 2013 - 20:28
Estou adorando acompanhar cada etapa, impossível não se sentir por dentro e até parte nisso tudo!
As fotos estão lindas, dá para ver o brilhinho diferente nos olhos. Meu coração bate mais rápido com essa história, me sinto emocionada.
28 de agosto de 2013 - 20:53
Esses posts sobre casamentos estão sendo um arraso, eu estou amando!!!
… Esse post com certeza já esclareceu muitas coisas…
Beijos
28 de agosto de 2013 - 22:57
AI MEU DEUS, o Tippy, vocês, esses posts sobre casamento…tudo tão lindo! haha Fico feliz só de ler o post e ver as fotos :)
29 de agosto de 2013 - 10:13
Lia, sua LINDA!!! Tou adorando curtir esse seu momento! Fico muito feliz de ver a felicidade de vocês! Curtam bastante!
Ainda não posso me dar ao luxo de planejar o meu por questões financeiras… meu noivado ainda se prolongará um pouquinho. Pensei um tempo também em fazer um mini wedding, mas nossas famílias são enormes e super unidas. Não daria certo excluir parte dela! Pretendo fazer um casamento pra uns 150 convidados, no máááximo, mas tudo bem simples.
Fico morreeennndo de ver fotos dos teus filhos peludos! Saudade dos meus <3 <3
Muito amor pra vocês!
29 de agosto de 2013 - 14:42
Pois… aproveite esse momento “fada” e post ele para gente!
Tbm achei lindo!
bjo
29 de agosto de 2013 - 20:55
O post e as dicas tão muito boas, mas confesso que me apaixonei mesmo pelo gatinho kk Coisa mais fofa *-* kk
http://www.espacegirl.com
30 de agosto de 2013 - 23:26
Estou amando esses posts sobre casamento, dá uma vontade de casar de novo…
05 de setembro de 2013 - 15:45
Lia, Eu amoooo esse casamento aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=kZyefRsQZDk
Não sei pq, achei que combinaria com vc tb…com algumas mudanças, é claro…rsrsrsr
16 de setembro de 2013 - 23:59
Awnnn, vcs parecem fofos juntos ♥
[…] de dimensionar o sonho e definir as proporções da comemoração, a primeira escolha dos noivos deve ser o lugar onde o […]
30 de setembro de 2013 - 14:39
Olá Lúh, amei á matéria sobre organização, mas tenho uma pergunta…Flor irei casar em janeiro, será uma cerimõnia muito simples, quero apenas fazer um bolo com uma mesa de salgados, doces e outra de refrigerante, suco. Pois essa será á recepção e a mini festa, não estamos podendo gastar. Você acha queserá legal pelo menos assim?
[…] de definir o formato do casamento e de escolher o lugar onde o casamento vai acontecer, chegou a hora de listar os prestadores de […]